Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AGUAS DE MINAS CONTAMINADAS COM COLIFORMES TOTAIS E ESCHERICHIA COLI REPRESENTAM SERIOS RISCOS A SAUDE DOS CONSUMIDORES NA ZONA RURAL DE LONDRINA

Palavras-Chave

minas d’água, coliformes totais, qualidade de água, Escherichia coli.

Fundamentação/Introdução

Minas subterrâneas ou nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais onde inicia-se o curso de um rio ou um córrego. Diversos pecuaristas possuem gados em áreas de nascente desprovida de vegetação, assim quando água atinge a superfície, pode ser exposta à possíveis contaminações, principalmente por microrganismos bioindicadores de contaminação fecal, como a bactéria Escherichia coli. Segundo a legislação Artº 4º da portaria nº 1469 de 29 de dezembro de 2000 institui que em 100 ml de água não deve haver a presença de coliformes totais e E. coli.Sendo assim, ações são fundamentais para investigar a potabilidade da água paraque a mesma seja segura para o consumo humano,, principalmente nos locais que não possuem saneamento básico.

Objetivos

Portanto, o objetivo deste trabalho foi averiguar a qualidade bacteriológica de 88 amostras de água provenientes de minas localizadas na zona rural da cidade de Londrina.

Delineamento e Métodos

Para realização da análise foi utilizada a técnica do substrato cromogênico Colilert®, no qual100 mL da água de cada mina foi adicionada ao meio de cultura Colilert e a cartela selada e incubada a 37ºC por 24 horas. Ao final, as amostras foram avaliadas pela alteração colorimétrica da água e em luz ultravioleta (UV).

Resultados

Das amostras testadas foi observado que 86 (97%) apresentava coliformes totais e 67 (77%) foram positivas para E.coli. Observamos que há um elevado número de amostras que estão inapropriadas para o consumo humano, no qual esses achados representam sérios riscos à saúde do consumidor, principalmente quando levamos em consideração que a presença de E. coli indica a presença de outros patógenos humanos. Além dos riscos à saúde humana, as nascentes contaminadas também representam perigos a outros animais e até para a qualidade dos rios remanescentes destas nascentes.

Conclusões/Considerações finais

Medidas de saúde pública são necessárias para diminuir a contaminação das nascentes e melhorar a qualidade de água para o consumo humano.

Área

Tema livre

Autores

GABRIELA FAUSTINO, MATHEUS SILVA SANCHES, BRUNO HENRIQUE DIAS DE OLIVA, GUSTAVO HENRIQUE MIGLIORINI GUIDONE, SERGIO PAULO DEJATO ROCHA