Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DA PESQUISA VETORIAL ESPECIAL (PVE) NO COMBATE E PREVENÇÃO AO AEDES AEGYPTI

Palavras-Chave

pesquisa vetorial especial, notificações, Dengue, Aedes aegypti

Fundamentação/Introdução

O município de Novo Hamburgo é considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti desde 2012 e por isso tem como obrigação a realização de ações de cunho preventivo e de controle. Deste modo, um dos controles utilizados é a pesquisa vetorial especial (PVE), que consiste em na visita de 100% dos imóveis em um raio de até 300 metros do local onde a pessoa suspeita de infecção por vírus da dengue, zika ou chikungunya se encontrava, tendo por objetivo eliminar a possibilidade de contato do mosquito com o doente através da eliminação de depósitos e criadouros de mosquitos.

Objetivos

O objetivo deste é comparar dados referentes as pesquisas vetoriais especiais (PVE) entre os anos de 2017 e 2019 demonstrando a relevância sobre o contínuo trabalho de prevenção ao Aedes aegypti no município de Novo Hamburgo/RS.

Delineamento e Métodos

Realizou-se um estudo quantitativo observacional frente aos relatórios epidemiológicos publicados de 2017 e 2019 pelo “Convênio de Combate e Prevenção à Dengue” firmado entre a Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo/RS.

Resultados

De acordo com os dados dos relatórios epidemiológicos referentes aos anos de 2017 e 2019, foram realizadas 43 visitas em diversos bairros, totalizando 7.526 imóveis trabalhados (2019), acerca de 34 vistorias (2017), somando 9.068 imóveis inspecionados, conforme as notificações de suspeita pelo vírus Aedes aegypti. Destacando um aumento de 28% frente as visitas (PVE) e uma queda de 18% em imóveis trabalhados ao ano anterior (2019).

Conclusões/Considerações finais

Perante a comparação dos dados do PVE, é possível observar que a parceria estabelecida entre universidade, secretaria municipal de saúde juntamente com a população do município vem apresentando bons resultados. Destacando a consciência dos indivíduos a notificar qualquer ocorrência de suspeita a vigilância epidemiológica municipal, contribuindo ao Combate e Prevenção a Dengue. Desta forma, para que haja a obtenção de resultados mais consistentes e duradouros, é imprescindível que ações de conscientização e educação em saúde sejam permanentes e sistemáticas.

Área

Tema livre

Autores

TIAGO SANTOS CARVALHO, FABIANA TAIS DE SOUZA HACK, JÚLIA SCHUCH