Congresso Paranaense de Biomedicina, I Congresso de Biomedicina Estética do Paraná, I Simpósio de Ciências Forenses e Laboratoriais, I Encontro das Mulheres Biomédicas

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANALISE MICROBIOLOGICA DA AGUA PROVENIENTE DE TORNEIRAS DAS COPAS DE NOVE ESCOLAS DA REDE PUBLICA DE ENSINO LOCALIZADAS NA REGIAO METROPOLITANA DE BELEM – PARA

Palavras-Chave

Água. Análise Microbiológica. Substrato Enzimático. Escolas.

Fundamentação/Introdução

Introdução: A água é um recurso muito utilizado em atividades do dia a dia e necessita ser desprovida de microrganismos, visando a prevenção de doenças de veiculação hídrica. Desse modo, a análise da água utilizada no preparo de alimentos que serão consumidos pelos alunos no ambiente escolar se faz importante na prevenção dessas enfermidades. No Brasil, a Portaria Nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde que define os parâmetros microbiológicos utilizados na análise da água, tendo as bactérias chamadas de “coliformes totais”, dos gêneros Citrobacter sp, Klebsiella sp, Enterobacter sp e a espécie Escherichia coli, como indicadores biológicos de qualidade da água.

Objetivos

Objetivo: Nesse contexto, o presente trabalho objetivou avaliar a qualidade da água da cozinha de escolas da Rede Pública de Ensino situadas na Região Metropolitana de Belém-PA, com base na pesquisa dos indicadores citados.

Delineamento e Métodos

Métodos: Para esse estudo experimental foram coletadas nove amostras de água de diferentes escolas, sob os critérios estabelecidos na legislação vigente no país e em manuais do Ministério da Saúde. Na ocasião da coleta foram utilizadas sacolas plásticas estéreis para o acondicionamento de 100 mL de água coletadas nas torneiras das copas das escolas visitadas, seguindo o armazenamento em caixa de isopor contendo gelo para transporte ao laboratório. O exame microbiológico foi realizado sob o teste de Presença/Ausência pelo método do Substrato Enzimático Definido – Cromogênico, que permite análise simultânea das atividades enzimáticas específicas dos coliformes totais e da E. coli, ao metabolizar substratos enzimáticos contidos na ampola do regente enzimático (Colilert/IDEXX®), que foi adicionado nas amostras de água, seguindo breve homogeneização e incubação a 35 ± 0,5ºC durante 24 horas.

Resultados

Resultados: Quatro amostras obtiveram resultado positivo para coliformes totais, por meio da observação da viragem na coloração da água de transparente para amarelo, e dessas, todas apresentaram resultado negativo para a presença de E. coli, ou seja, não emitiram fluorescência sob a luz ultravioleta de 360nm.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: As amostras positivas apresentaram qualidade insatisfatória, uma vez que a Portaria Nº 2914/2011 do Ministério da Saúde estabelece a ausência dos indicadores sanitários analisados. Sendo assim, torna-se necessário orientar sobre a necessidade da limpeza sistemática dos reservatórios desses locais e realizar uma nova coleta para comprovar a qualidade da água.

Área

Tema livre

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Para - Brasil

Autores

VITÓRIA BEATRIZ DE JESUS VIANA, KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO